Temperamento da raça Spitz Alemão
Alegre, afetuoso, astuto, sagaz, vivíssimo, agitado e vigilante. Essas são suas principais características. Na guarda do interior das casas torna-se insubstituível, pois é um cão atento e que adverte a tudo de estranho no ambiente.
Seu pequeno tamanho, temperamento dócil e espírito ativo, além da sua robustez, levaram o Spitz a ser considerado ótimo companheiro. Preocupar-se com seu dono é uma das fortes características da raça, adaptando-se inclusive, à sua maneira de ser.
Corajosos ao extremo, os Pomerânias defendem seu território sem restrições. Obedientes, mas de personalidade forte, são companheiros fieis até a morte.
Com estranhos - O Spitz logo de início se mostra defensor daquele ambiente latindo e mostrando que ele está ali e que é melhor não tentar nada contra os membros daquela casa, mas quando percebe que a pessoa foi aceita por toda a família, ele já se mostra de outra forma, pulando no colo, buscando brinquedos e fazendo muita festa.
Destrutividade - O Spitz não é um cão destruidor, até mesmo os filhotes não costumam destruir muito. Claro que procuram coisas para morder, ajudando com o incômodo da troca dos dentes, mas não é nada difícil de corrigir, basta mostrá-lo o que pode e o que não pode que ele aprenderá com facilidade. Nesta fase alguns brinquedos e ossinhos que ajudem com os dentinhos são de grande valia, pois ele aprende a diferenciar o que é dele, que poderá ser mordido e até mesmo destruído e o que é dos donos, que não pode ser mexido.
Inteligência - O Spitz é um cão muito expressivo. Demonstra com clareza o que deseja, conseguimos ver nos rostinhos deles o que sentem ou desejam, e quando não conseguimos, eles mostram, costumam latir para mostrar que a vasilha de água precisa ser reabastecida, que a hora de comer chegou, ou que precisa sair para fazer suas necessidades. Os Pomerânias adoram ver sua coleira ou a bolsinha de passeio na mão de seu dono. Passear é uma de suas atividades preferidas!
Com outros cães e animais - Embora haja exceções, a política dos Poms é a da boa vizinhança. Gostam da maioria dos animais domésticos, tendo uma vida tranquila com gatos, roedores, aves e outros pets. É uma raça que vive bem até mesmo com exemplares do mesmo sexo e de diferentes portes, gosta muito de brincar e correr; por isso muitas vezes prefere cães maiores, mais dispostos, que acompanhem a alta velocidade desses pequeninos. Mas, deve-se ter atenção redobrada, pois é um cão pequeno e mesmo sem querer pode acabar machucado pelo seu amigo grandão.
Com a família - O Spitz adora estar perto dos membros da casa e faz festa para todos, porém normalmente escolhe um dono em particular, e é este que será seguido pelos cômodos, e de vez em quando convidado para uma brincadeira ou apenas para um cafuné. Apesar de gostar de atenção, o Spitz não é um cão carente que exige demonstrações de carinho e afeto constantes. Para ele basta uma atenção de poucas horas do seu dia para uma brincadeira, que ele já se sente satisfeito, sendo uma ótima companhia para donos que precisam se ausentar parte do dia.
Com crianças pequenas - Os Spitz convivem bem com todas as idades, mas, por serem um pouco independentes, nem sempre querem ser manipulados o tempo todo. Então, deve-se ter atenção e mostrar a criança que o tempo dele também deve ser respeitado. Além disso, é necessário considerar o tamanho deles, e que deve-se ter atenção em relação a quedas para evitar possíveis fraturas. Tomando esses dois cuidados, certamente serão melhores amigos!
Obediência - Este é um ponto surpreendente do Spitz, pois não é um cão de se fingir de surdo e sabe muito bem que as ordens de seu dono devem ser obedecidas. São cães excelentes para serem adestrados e já entendem que estão errados só pela forma de olhar, tendo facilidade de aprender tanto as regras de adestramento básico como as da boa convivência.
Grau de atividade - Muito ativos. No caso de haver outros cães em casa brincarão com eles o dia inteiro, e caso não haja, vão se divertir sozinhos. Adoram brincar de bolinhas, pega-pega e às vezes pedem um pouco da participação do dono em suas brincadeiras. O ideal é que sejam disponibilizados brinquedos e ossinhos variados para que o Spitz possa gastar sua energia brincando com o que é permitido e não com os objetos e móveis da casa.
Latidos - Este talvez seja o único defeito da raça. Não são latidores compulsivos, mas também não estão entre os mais silenciosos. É um cão de alarde que irá vocalizar para sinalizar algo que perceba de estranho no ambiente, especialmente quando ouvir a campainha ou o interfone, e na chegada de visitas.
Agressividade - Esta definitivamente não é uma característica deles. Apesar de também terem a função de guarda, esta limita-se ao alarde, e não ao ataque. Qualquer sinal de agressividade deve ser rigorosamente cortado desde o início.
Lembrete: Este material foi desenvolvido e é frequentemente atualizado por Juliana Camara, proprietária do White Dove Poms, criadora de Spitz Alemão Anão e Pequeno desde 2005. Fique à vontade para compartilhar, mas, mesmo que compartilhe apenas uma pequena parte do material, não esqueça os créditos. Créditos: Juliana Camara (White Dove Poms)